sábado, setembro 29, 2007

O Budismo 4



Uma Resumida história de Buda:

Siddharta Gautama nasceu no Séc. VI antes de Cristo, no vale do Ganga, rio Ganges, junto aos Himalaias, com o regozijo da natureza. Diz-se que os Devas fizeram chover flores, pois sabiam que a criança viria a ser um supremo Instrutor da Humanidade.Filho de uma família real, os pais deram-lhe o nome de Siddharta, que significa “aquele que realizou o seu propósito”. Este nome deve-se à profecia de um grande Brâmane que logo a seguir ao nascimento, disse que ele iria abandonar o seu reino material, para se tornar num Buda e Reinar espiritualmente sobre toda a Terra.
(Continua)

sexta-feira, setembro 28, 2007

O Budismo 3


Buddha significa Iluminado, aquele que possui a sabedoria perfeita, o mais nobre, o mais santo. Mas para isso, ele teve de encarnar inúmeras vezes, subindo passo a passo a longa escada evolutiva, com o devido controlo das suas paixões, com auto-sacrifício, devoção e carácter alicerçado nas Virtudes. Com estas Qualidades, foi progressivamente, tornando-se cada vez mais sábio, passou da humanidade comum até ao estado de Bodhisattva e por fim, deste a Buda, o Ser Perfeito.
Existe três classes de Bodhisattvas: os Panadika ou Udghatitagnya, os que seguem o caminho da Inteligência; os Sadadika ou Vipachitagnya, os que seguem o caminho da Fé e os Viriyadhika ou Neyya, os que seguem o caminho da Acção.
(continua)

quinta-feira, setembro 27, 2007

O Budismo 2


O Budismo ou Buddha Dharma é a filosofia religiosa ensinada por Sidharta Gautama Buddha. É a Religião Oriental que mais tem crescido no mundo ocidental. Mais que uma Religião, O Budismo é uma Filosofia de Vida. A própria palavra Religião, aqui aplicada, tal como nós comummente a retratamos, acaba por não fazer sentido, pois não existe uma obrigatoriedade, da crença num Deus ou numa divindade. Religião só faz sentido, na concepção da origem da palavra, Re-ligar. Aí o Budismo dá-nos instrumentos para trilhar o Caminho que leva o Homem a alcançar o Nirvana.
No entanto, muitas das divindades saídas do Panteão Hindu, aparecem com novas denominações no solo tibetano.
A Cosmogénese Budista é encimada pela Tripla Manifestação: Amitâbha, o Logos, a Luz infinita; Avalokitesvara ou Padma-pâni, Chenresi, o Progenitor e Mandjusri, a Sabedoria criadora.
(Continua)

quarta-feira, setembro 26, 2007

O Budismo 1

“Vai para além do rio, brâmane,
Vai com toda a tua Alma:
Deixa os desejos para trás.
Quando cruzares o rio de Sansara,
Encontrarás a terra do Nirvana”.

Dhammapada - 383

Caros Amigos e Amigas,
Nos próximos dias irei colocar aqui partes de um trabalho sobre o Budismo.

Grande Abraço,
Jorge Moreira.