sábado, outubro 29, 2005

O Simbolismo da Água

Reflexões sobre O simbolismo da Água – Uma perspectiva pessoal


Para começar este trabalho do Reino de Possêidon ou Neptuno, é importante salientar que é pela acção do Fogo (Solar e Terreno) que a água se encontra no estado líquido e é sob essa perspectiva que a vou tratar. Pois ela também pode ser mais densa, sólida (gelo) ou mais subtil, gasosa (vapor de água) ou ainda mais além…. Isto traduz-se numa perspectiva de relação e interacção dos diversos planos, veículos, etc.

A água Terrena é simbolicamente o estado primordial do cosmos. No princípio o universo era unidade, Arupa (sem forma), tal como a água. O Logos trabalha para que dessa “Água” brote formas, veículos, que irão ser mais densos, quantos invólucros formarão esse ser. Isto é, no “Mar” primordial cósmico e divino, o Absoluto dividiu-se em si próprio, como pequenas gotículas e simultaneamente esculpiu formas. Dessas formas, envolveu-as com “matéria” cada vez mais densa, para que a aparência fosse mais “solida” e definida.
Esta manifestação chama-se a descensão do Espirito à matéria, Emanação, ou seja a “incarnação” do Espírito divino nas diversas dimensões/planos existenciais. Por isso, Nós no nosso “Veículo mais subtil”, que já não é corpo, somos o Próprio Logos.
É importante no entanto salientar, que o Homem já não pertence a este caminho descendente, mas sim, já ao seu retorno, ao Ciclo Ascendente da Consciência material à Espiritual. Depois da Gotícula do “Mar” cósmico ter experimentado, vivenciado, tomado consciência nos diversos planos mais “grosseiros”, vai se metamorfosear e largar as “cascas”, uma a uma, até se ter integrado novamente no “Oceano” cósmico, levando consigo a Sabedoria Existencial dos subplanos da sua própria existência. Resumindo, isto é a Evolução.
Analogamente a gota que se evapora do oceano vai “viajar” pelo ar até se precipitar sobre a terra. De seguida, junta-se a outras gotas, sucessivamente até se formar um rio (a Fraternidade) que irá desaguar no mar (o Amor) donde saiu, levando consigo ao longo do seu caminho (único, o próprio), toda a experiência do contacto com outros meios, o SAL. (A água pura evapora-se na totalidade; a água que percorreu o seu caminho, evapora-se deixando o conteúdo que absorveu, o sal…).
A água é indivisível. Quando uma gota de água individual cai no oceano, não deixa de ser o que era, mas além disso, é todo o oceano. Da mesma forma o homem evolui da forma humana individual para uma cósmica, onde a sua consciência como indivíduo é fundida na consciência mais alargada, colectiva, enfim a Consciência cósmica do Logos. Um Logos Solar tem a plena consciência de todas as manifestações que ocorrem nos seus Planetas, desde a purificação milenar da hulha em diamante, até á vida complexa ao segundo, de cada Ser Humano. Isto é, o Logos Solar é todo o Seu Sistema, cada partícula, cada átomo, cada Ser.
A Natureza é constituída por sete elementos. Normalmente conhecidos: a Terra, a Água, o Ar e o Fogo; pouco conhecido: o Ether; e ainda mais dois elementos desconhecidos.
Estes Elementos estão em consonância simbólica com os sete princípios constituintes do Homem e do próprio Universo. Em relação aos primeiros, à sua constituição quaternária inferior e impermanente, a Terra corresponde ao Corpo Físico; a Água ao Duplo Etérico (fisiológico); o Ar ao Prana (Vida) e por sua vez, o Fogo ao Kama (psíquico).

Não podemos, no entanto confundir, a água física como elemento constituinte do plano Astral, pois a água como a vemos no Plano Físico, é física, mas as suas características etéricas, repercutem-se no Plano imediatamente a seguir ao físico. Ou seja, em cada Plano de Manifestação, existe a respectiva matéria, correspondente do Plano Físico, mas num grau de subtileza consequente a esse Plano.

Temos dois excelentes exemplos, como principais características da correlação Água - Duplo Etérico. O primeiro é a Aura; quando o Corpo Físico é mergulhado, a água envolve-o na sua totalidade, tal como o Invólucro Astral. O segundo é a excelente condução e transmissão de energias, como a calorifica, a magnética, a telúrica, a psíquica, entre outras, por parte da Água.

A limpeza (voltar á origem) é outro factor determinante da água. Ela não só limpa as impurezas do Corpo Físico, como também de outros veículos. São bons exemplos religiosos, o Baptismo (a libertação simbólica dos “pecados” das vidas anteriores) e outros Rituais específicos.
A limpeza no Plano Planetário tem como exemplo o dilúvio.
A Aura da água purifica e revitaliza o Duplo Etérico. Além de absorver as energias supérfluas e prejudiciais, liberta outras de natureza precisa e benéfica existentes na Natureza.
A salientar ainda, que a limpeza dos cristais utilizados pela cura é também feita com água e sal.

A Água é simbolicamente feminina, como nos mostram as figuras predominantes dos seus elementais: Ondinas, Fadas, Ninfas, etc.
Ela é a Mãe da Vida no nosso Planeta (Gaia). Além de cientificamente demonstrado que foi neste meio (útero) que a vida como nós fisicamente conhecemos nasceu, esta própria vida é sustentada por ela. Os Rios são as veias que levam os “nutrientes” indispensáveis aos Seres vivos. Não esquecemos que o líquido amniótico é também constituído na sua grande maioria por água. Mas voltemos atrás. Através dos outros elementos e energias, a vida nasceu no oceano líquido existente no Planeta, tal como a Vida surgiu do Oceano Cósmico que reina no Universo. Evoluiu para formas mais densas, mais complexas, mais materiais, para fazer “surgir” a consciência capaz de inverter esse mesmo processo. Assim, a evolução permitiu chegar ao Homem e irá continuar para colmatar o grande Ciclo….

A ciência demonstra que o hidrogénio é o elemento primordial que existe. Ele está espalhado como um “oceano” por todo o Universo. É claro que o hidrogénio é o invólucro físico da matéria realmente primordial, o “Mar Arupa”, o Próprio Logos. Ora este hidrogénio é transformado no Athanor Alquímico das Estrelas em outros átomos físicos mais pesados, entre eles o oxigénio. São precisos oito átomos de hidrogénio para formar um átomo de oxigénio. Por conseguinte, a molécula da água H2O, corresponde a dez átomos primordiais de hidrogénio, ou seja a representação cósmica, criadora e evolucionista da Árvore Sephirotal da Cabala. Além disso a molécula da água, dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, é em forma de delta, símbolo da tripla manifestação do Logos. Estes elementos, individualmente gases, são mais subtis que a água, que é liquida (mais um exemplo da Emanação, dos planos mais subtis, aos mais concretos). O Oxigénio é o elemento indispensável à vida inteligente no nosso Planeta, e é o principal responsável, para haver fogo (químico), representação terreno do Fogo Alquímico Solar.

Por Último, sabemos que o nosso corpo físico, embora simbolizado pela Terra, é constituído por outros elementos como a água, o ar e o fogo. No entanto, cerca de 70% da sua constituição é de água e 85% da mesma constitui o cérebro. Da mesma forma, a superfície terrestre, é constituída na sua maioria por água. A água é também o elemento dissolvente universal. Como se vê, a água é predominante. A sua natureza simbólica e concreta, é das mais importantes para traçar o nosso caminho. Deixemo-nos Intuir por Ela.

04 de Julho de 1998

Jorge Moreira


Bibliografia: BLAVATSKY, Helena; “Glossário Teosófico”

Música: Durante a leitura: “NAGLE, Paul; “Memory of a Day”

Final: OLDFIELD, Terry; “Hear My Plea”

Texto reeditado no Blog: Plagiadíssimo

5 comentários:

Anónimo disse...

Jorjinho, meu irmão.
Estou sem fala... Quando algo passa pelos meus olhos e sobretudo pelo meu coração e me deixam parada a em elevação apenas posso agradecer. É o que faço neste momento,meu querido irmão de coração.
Seres como tu fazem avançar a nossa amada HUMANIDADE.
DEO GRATIAS.

Jorge Moreira disse...

Querida Albertina,
Obrigado pelo teu carinho nas tuas excessivas palavras.
Beijinhos e até sempre.

Anónimo disse...

A água é feminina... Tal qual algumas cidades, banhadas por elas e envoltas em montanhas, relevos, formas da natureza que, desenhando volumes, curvas e nuances, torna esses lugares muito mais atraentes e sensivelmente mais envolventes do que outros, onde a feminilidade da água não aparece.

Parabéns pelo texto.

Zeca disse...

A estrada da humanidade está no fim da linha.
Não sei se será no meu tempo, mas será concerteza muito em breve.
É importante que documentos como este se façam ouvir pelo Planeta.
Tive a ousadia de ilustrar o teu texto.
Fica bem

Zeca disse...

Olá Jorge
Como sabes mudei de barraca e como não sei ao certo se este post está visível no de-fundo, republiquei aqui.
Fica bem e obrigado.