domingo, outubro 09, 2005

Debate - Notícia "O Comércio de Gaia"

Vila D’Este tem solução



Depois de dois encontros com os candidatos às autárquicas 2005 residentes na área da urbanização de Vila D’Este, a Associação de Proprietários da Urbanização de Vila D’Este realizou, no passado dia 23, um debate público com as quatro listas candidatas à Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho.


Importante referir que Vila D’Este tem 15 mil habitantes e apenas 4 mil eleitores. O debate teve como objectivo analisar a situação precária em que vivem os moradores, as carências sociais e a baixa qualidade de vida e ao mesmo tempo conhecer as propostas e soluções dos partidos, para minorar a situação e convencer os moradores de Vila D’Este acreditar que vai valer a pena ir votar no próximo dia 9 de Outubro.
Na mesa estiveram presentes Jorge Moreira, em representação do MID, José Soares, candidato nº 1 da CDU, Eduardo Pereira, cabeça de lista do Bloco de Esquerda e Manuel Monteiro, actual presidente e recandidato à Junta. A opinião foi unânime quanto às carências da urbanização. Toda a gente sabe que Vila D’Este carece de serviços, de segurança social, de carências económicas, ambiente e requalificação.
“Vila D’Este tem solução” disseram os candidatos, mas afinal como é possível isso tornar-se uma realidade e fazer com que as pessoas vivam melhor e com gosto? O MID apresenta soluções nas áreas da saúde, acção social, ensino, desporto, ambiente, acessibilidades e emprego. Por outro lado, a CDU compromete-se a “lutar por melhorar todas as condições” e levanta a questão da presença de um “presidente a tempo inteiro na Junta”. “A CDU tem sido uma força activa e tem-se interessado pelos problemas sociais da freguesia”, referiu José Soares, transmitindo a vontade de “colocarem um vereador na Câmara”.
Por sua vez, Eduardo Pereira defende uma “política social de habitação” para a construção de um “espaço urbano mais humano”, com espaços verdes e equipamentos desportivos e atender de forma muito próxima às situações de risco social.
Manuel Monteiro confrontado com a situação de Vila D’Este que “nasceu mal, cresceu doente e permanece doente”, indicou que “tem carências mas tem solução” e essa solução passa, no seu ver, para além da vontade política apesar dos baixos orçamentos, também pelo aumento de recenseados: “Vila D’Este merece mais e melhor, mas numa urbanização onde existem cerca de 15 mil habitantes dos quais só 4 mil estão recenseados, não temos força para poder reivindicar mais. Há a necessidade de todos os recenseados passarem a mensagem para que os não recenseados se venham recensear para lutar mais por Vila D’Este e Vilar de Andorinho.”

Jornal "O Comércio de Gaia" - Semanário - Fundado em 1931, Edição de 29 de Setembro de 2005

2 comentários:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
Subaru legacy be5 jdm Disney destination trips retail distributors of zithromax ritalin nike shoes neurontin back pain online qoclick Camping in missouri steelville

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »