sexta-feira, janeiro 20, 2006

Livraria Lello - A Mais Bela Livraria do Mundo

 
Na passada sexta feira – 13 de Janeiro de 2006 – a Livraria Lello, considerada pelos jornalistas estrangeiros, como a mais bela livraria do mundo, completou 100 anos de existência. O edifício em estilo neogótico, foi mandado construir propositadamente para a finalidade de livraria. Possui uma magnífica fachada exterior e o interior, com uma decoração impressiva e repleto de livros, deixa qualquer visitante deslumbrado. A escadaria, muito “sui generis” parece que terá sido a primeira obra em betão armado no país. Esculturas e vitrais são outros “ex-libris” a ver. Pode ainda tomar café ou apreciar um bom porto.
À dias fui mostrar esta magnífica pérola do Porto aos meus filhos e o mais novo, dizia maravilhado: “Hei pai… parece a biblioteca do Harry Potter!”.
É certamente um lugar “mágico” a visitar, a ver e cheirar os livros (quem não gosta de cheirar os livros… eu gosto) junto à Igreja dos Clérigos, no Porto.
Mais informações clique aqui ou ainda aqui

Foto – Jorge Moreira

16 comentários:

Pink disse...

Foto que muito bem retrata a beleza deste espaço que conheço bem. Sou como tu, gosto de cheirar os livros e nesta livraria há ainda esse odor a livros que noutroa locais já não se nota. Bela homenagem a este ex-libris do Porto!

Um beijo

Anónimo disse...

Muito bonito realmente... nunca tive oportunidade de visitar bem o porto, mas quando lá fôr... []

Isabel José António disse...

Que maravilhosa surpresa! Vejo que, para além do Porto ter para nós uma "aura" muito especial, há realmente muito que ainda não conhecemos!!! Quem sabe se não será um bom pretexto para uma visita?

Tens sempre ideias boas para partilhar e fazes jus a tudo em quanto te pões a trabalhar: até à tua cidade fazes jus!

Isabel e José António

Jorge Moreira disse...

Olá Janus,
Quando quiseres.
Grande Abraço,

Teresa David disse...

Embora eu tenha nascido em Lisboa, minha mãe nasceu no Porto, logo de quando em quando faço até aí uma romagem aos sítios que sempre visitei na infância. A Lello é para mim uma igreja, dado que acredito na sabedoria e não em deuses. É linda e sabe bem por lá ficar dentro a senti-la um bom bocado.
Você é a 1a pessoa que encontro por aqui do mesmo signo que eu, também deve estar quase a ser o seu aniversário!
Beijos
Teresa David

Conceição Paulino disse...

k bela lembrança a tua. É realmente magnífica e mágica. Ainda sabe bemperdermo-nos por lá...Bjocas e bom f.s

Desambientado disse...

E ainda há gente que diz que Portugal não consegue acompanhar os outros países. Andamos muitas vezes à frente, sem nos aprecebermos.

nahar disse...

sim realmente aquele cheiro a livros...a sabedorias escritas num jogo de palavras.quando lá vou é só mesmo quase de visita pois adoro aquela escadaria. o Porto é uma cidade com muitos segredos...
abraço e bom fim de semana.
já agora fiquei curioso quanto ao simbolo que está na Igreja de Vilar...

Memória transparente disse...

Sem dúvida uma bonita livraria.
E como diz um lugar a visitar.
Bom fim de semana. Beijinhos.

Beruska disse...

De facto esta é a prova que o Porto tem muitas coisas bonitas para mostrar... um bom conselho, este, sem dúvida, sobretudo numa altura em que a juventude cada vez lê menos...

Lady disse...

Fantástico! Uma delicia... e deve ser mágico com certeza!E ainda por cima no Porto!!!! :) bjinhos

Pedro Melo disse...

Sim uma bela livraria...
É o convite para descobrir também a Sabedoria que há em nós...

Anónimo disse...

Descobri este blog por acaso,acho-o muito interessante.Nunca visitei esta livraria,mas parece ter realmente um "ar mágico".

Anónimo disse...

Aqui está um espaço, onde está presente o espírito do lugar...
Parece que não será necessário dizer mais nada! Teresa Furtado

Anónimo disse...

gostei do blog em geral - da livraria tive saudades! (vivi no Porto - V. do Conde - V. N. Gaia uma dezena de anos). sou sulista (Carcavelos) e no sul estou.
um abraço
carlos peres feio

http://podiamsermais.weblog.com.pt

Anónimo disse...

Nem me atrevo a imaginar-me dentro desta reliquia! Seria desastroso, no máximo! No mínimo... teriam que me "rebocar" de lá! :)))